top of page

 artistas 

Gabriela Alonso

Gabriela alonso

http://gabialonsoenconstruccion.blogspot.com.br/

​

(Quilmes, Argentina 1963). Docente no instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires (IUNA). Participou do encontro de Arte de Ação em Quebec, Canadá. Atualmente seu trabalho se baseia em Arte de Acción/Arte de Ação, fotografia, o vídeo, instalações, arte digital e pratica arte postal. Noano de 2004 inaugura o espaço Zonadearte, realizando vários encontros internacionais de arte de acción/arte de ação/performance como de intervenções urbanas, instalações, arte digital e arte postal.

Fotografia: Javier del Olmo

Rosana Paulino

Rosana Paulino

http://www.rosanapaulino.com.br/

​

(São Paulo, 1967) Doutora em Arte Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da universidade de Sao Paulo - ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e Bacharel em Gravura pela ECA/USP.  Foi bolsista do programa bolsa da Fundação FORD nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para Residência no BELLAGIO CENTER, da Fundação ROCKEFELLER, em Bellagio Center, Itália.  Como artista vem se destacando por sua produção  ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos tem como foco principal a posição da mulher negra na sociedade Brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. 

Fotografia: Site Rosana Paulino

Cecilia

Cecilia Stelini

http://www.at-al-609.art.br/

​

(São Paulo, SP, 1950) artista visual formada pela FAAP/SP, teve em seu trabalho inicial forte orientação Conceitual que a leva a participar das JAC de Walter Zanini no MAC USP. Atua como artista experimental produzindo projetos de intervenções artísticas urbanas e performances. Curadora e participante dos projetos coletivos: Movimentos Convergentes 1, MC1, em parceria com a Oficina de Cultura Carlos Gomes, na cidade de Limeira, 2012; a segunda edição do projeto – MC2, na Estação Cultura de Campinas, 2014; ATOS em AÇÕES 1 e 2 –Festival Internacional de Performances e Intervenções em Campinas, Limeira e Rio Claro, 2013/2015. Seu trabalho foi apresentado em América Latina e Europa, entre eles Simposium “Being in Public” Belfast, Irlanda 2017 e Contemporary Art Exhibition, Canada 2017.

​

Fotografia: Ignacio Pérez Pérez

luana

Luana Veiga

https://veigamonteiro.wordpress.com/

​

(Campinas, 1980) Artista multimídia dedicada principalmente à performance, cinema experimental e projetos curatoriais colaborativos. Suas experiências artísticas investigam as relações entre os seres humanos e as formas de produzirem suas vidas no mundo contemporâneo. Organizou e participou de mostras e festivais em diversas cidades do Brasil e no exterior. Coordena o Projeto Malote, que viaja recolhendo e exibindo trabalhos de arte portátil, e agencia o Grupo de Estudos em Performance e Ações Poéticas, junto ao coletivo Convergentes. Graduada em Artes Plásticas – Multimídia e Intermídia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutora em Multimeios pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Fotografia: Ticiano Monteiro

Rose

Rose Boaretto

http://roseboaretto7.blogspot.com.br/

​

(Salvador, Bahia) Realiza pesquisas na linguagem da Performance Art desde 2003. Nos últimos anos vem produzindo trabalhos em espaços públicos, performances urbanas, a saída dos espaços artisticamente informados ocorre por uma necessidade pessoal de aproximar a arte da vida cotidiana, possibilitando uma relação com a imprevisibilidade e libertando as significações de um processo de conceituação a priori. Desse modo, deixa evidente os contrastes a partir da experiência vivida, a relação constitutiva entre essa linguagem e os imaginários cotidianos dos espaços, a alteridade enquanto condição poética da criação. Participou de diversos festivais de Performance na América Latina e foi integrante do OSSO Coletivo de Performances Urbanas com quem compartilhou a produção da MOLA - Mostra OSSO Latino Americana de Performance Urbanas.

​

Fotografia: Fausto Gracia

Camilla

Camilla Torres

https://torrescamilla.wixsite.com/cacau

​

(Santos, São Paulo) Iniciou seus trabalhos como artista visual em 2011. Desenvolve ações e pesquisas em fotografia, performance, instalações e objetos, tendo ministrado oficinas e participado de mostras e exposições. É formada em fotografia pela escola de Arquitetura e Design e graduada em artes visuais pela Unicamp. Trabalha com a produção do espaço AT|AL| 609 desde 2012. Participou do Simposium “Being in Public” Belfast, Irlanda 2017, Festival de Artes “Temporal” Asuncion, Paraguay 2017. 

Fotografia: Giusepe Botelho

paula

Paula Monterrey

https://atorta.wordpress.com/

​

(Campinas, São Paulo) Artista Visual e Produtora Independente. Graduada em Artes Visuais pela Unicamp em 2016. Participou de exposições e festivais de arte em Campinas, Vinhedo e São Paulo; no exterior em Portugal e Espanha. Participou dos grupos de pesquisa ‘Propostas Artísticas Contemporâneas’ (2014) e ‘GEAP brasil – Grupo de Estudos sobre Arte Pública’ (2016). Cria e atua na área da produção, Artes Visuais e na Arta/Educação. Inaugurou, junto com o curador/produtor Allan Yzumizawa e o Artista Tiago Bassani, o espaço independente Torta - espaço para um dedo de prosa que desenvolve projetos na área cultural e da arte contemporânea. Atualmente coordena e gerencia a Torta em Campinas - Brasil.

Fotografia:  Allan Yzumizawa

Gilmara Oliveira

https://www.facebook.com/AtelierGilmaraOliveira

​

Timóteo MG - 1976) Artista Visual graduada em Escultura pela Escola de Belas Artes da UFMG (1998), trabalha com diversas linguagens, principalmente o vídeo experimental, a pintura e a performance. Nesta última, pesquisa desde 2012 a ruptura da lógica cotidiana social como estratégia de compartilhamento de reflexões acerca da banalização da violência entre gêneros e do feminicídio, utilizando o espaço urbano como local para as ações de quebra, sensibilização e fomento. Ainda nesta linguagem, dedica-se a projetos colaborativos horizontais na arte da ação desde 2015 pela VESPA (Via de Experimentação em Performance e Arte); sempre deixando evidente a importância do sagrado feminino empoderado em seu processo autobiográfico ficcional. Dentre suas participações mais recentes estão: a VESPA LO.CUra - mini residência em arte viva (2017), da qual foi mediadora e uma das artistas em investigação, como parte da Mostra Coletiva De Corpo Presente, na Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS (BH), sob a curadoria de Ticha Maria; e a VESPA PERFURA - Dez Reais Grátis (2017), como uma das performers convidadas do Perfura Ateliê de Performance, no SESC Palladium (BH), sob a curadoria de Ana Luisa Santos

Gilmara

Fotografia: Ramanery

Monica

Monica Lopes

http://cargocollective.com/monicalgalvao

​

(São Paulo, São Paulo). Artista da Performance e Historiadora. Especialista em Técnica Klauss Vianna, pela PUC-SP (2012-2015). Possui Graduação em Bacharelado em História, pela FFLCH, na USP (1998-2004). É fundadora e integrante do Coletivo Cartográfico, desde 2011. Desenvolve seu trabalho na interface entre a performance e a dança. Série Cartografias do Imprevisível: vertigem (Praça da República, 2013), esvair (Largo do Paissandu, São Paulo-SP, 2014/ Festival La plataformance, São Paulo-SP, 2016/ e ESCALA 1:1_Ações humanas para espaços monumentais, Palmas-TO, 2017), entre outros. Atualmente em fase de criação, montagem e realização da instalação coreográfica “acerca do fracasso das formas”, com o Coletivo Cartográfico (São Paulo-SP, 2017). 

Fotografia: Rodrigo Munhoz

Âncora 1

Elvira Santamaría

https://www.elvirasantamariatorres.co.uk/

​

(Cidade do México, 1967). Estudou na Escola Esmeralda e obteve um mestrado em Artes Visuais na Universidade de Ulster, Irlanda do Norte, em 2009. Apresentou seu trabalho em festivais, centros de arte, galerias, museus e espaços públicos no México, Europa, América do Norte, Ásia e América Latina. Desde 2000, ela é membro do grupo de performance Black Market International. Ela foi indicada prêmio ARTRAKER Premiação Criatividade em Arte e Conflito de 2013, em Londres, e mais tarde foi convidado para ser Artrakers júri 2014. Elvira Santamaria foi membro do Sistema Nacional de Criadores de arte, FONCA no México 2013-2016.

Fotografia: Fausto Luna

rubiane maia

http://cargocollective.com/rubianemaia

​

(Caratinga, MG). Licenciada em Artes Visuais e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, nos últimos anos participou de encontros, festivais e residências no Brasil e mundo. Em 2010/11 coordenou o Festival de Performance 'TRAMPOLIM – Plataforma de Encontro com a Arte da Performance', ao mesmo tempo em que foi colaboradora do 'BOOM – Global Creative Action’, uma projeto internacional para ações ao vivo e em rede (livestream). Em 2014/15 foi bolsista do 'Ateliê em Artes Visuais' da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, lançando o livro 'Autorretrato em Notas de Rodapé’ e participando da exposição ‘Modos de Usar’ no Museu de Arte do Espírito Santo – MAES. Ainda em 2015, integrou o workshop 'Cleaning the House' c/ Marina Abramovic e a Exposição 'Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI’, no SESC Pompéia, São Paulo. Além de produzir seu primeiro curta-metragem 'EVO' com estréia no 26Ëš Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo e 22Ëš Festival de Cinema de Vitória. Em 2016, realizou o projeto 'Preparação para Exercício Aéreo, o Deserto e a Montanha', impulsionada a percorrer lugares de altitude como Uyuni (Bolívia), Pico da Bandeira (Espírito Santo/Minas Gerais, BRA) e Monte Roraima (Roraima, BRA/Santa Helena de Uiarén, VEN). E também produziu seu segundo curta, intitulado 'ÁDITO'. Vive e trabalha entre Vitória (ES), Brasil e Londres, Reino Unido. 

Rubiane maia

Fotografia: Manuel Vason 

bottom of page